segunda-feira, 21 de março de 2011

Entrevista a Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho admite ter sido contactado por investidores portugueses.
 
- Houve a dúvida sobre se os russos subscrevem a totalidade do capital (50 milhões) de euros, dado que o Sporting fica com 60 por cento das mais valias. O Sporting tem de entrar com 30 milhões?

Bruno de Carvalho - Não. Os russos subscrevem a totalidade. Nós suportamos os ordenados e ainda se conseguiu uma divisão favorável ao Sporting nas vendas. Nos fundos normais, os clubes também participam na compra e a divisão das maiores valias é proporcional ao que os investidores e o clube entram.

– O Sporting pode gastar mais do que os 50 milhões do Fundo?
 
Pode gastar menos, ou mais. Há o Fundo anunciado com o BES que que tenciono activar e melhorá-lo. o Sporting tem a possibilidade de chegar ao Banco com um cliente de 50 milhões que lhe vai dar outra capacidade de negociação com as entidades credoras. De repente, o Sporting já não tem de passar o tempo todo a pedir e pode renegociar o serviço de dívida e novos Fundos. Terei força junto da Banca.

- Ou seja, o Sporting pode ter mais para ordenados sem gastar em contratações?

O Sporting não vai gastar verbas em contratações. Não terá de suportar nada dos jogadores e quando forem vendidos assegura 60 por cento. Isto não são condições muito saudáveis? Há condições mais saudáveis do que isto? O Sporting vai ficar com capacidade financeira. Parece que toda a gente se esquece que o Sporting não é só um conjunto de encargos e dívidas, também é um conjunto de proveitos e vai ser ainda mais, porque o nosso modelo de negócio não se prende só com o Fundo. O risco da contratação de jogadores está diluído pelos investidores. Mas queremos a agregação e mobilização dos sócios, com o aumento de quotização, de fidelização, venda de bilhetes, venda de game-boxes. possibilidade de melhor negociação com os parceiros, de negociação séria com as entidades credoras. Criou-se isto do Fundo, que é importante, mas não é o único ponto do nosso programa. Estas condições que eu revelei na Rússia demonstram que até nesta negociação o Sporting fica favorecido.
 
- Tenciona alargar os prazos de pagamento?
 
Não acredito em soluções negociadas com os Bancos via candidatos. Não é possível que um candidato tenha acesso às contas. O que eu já mandei, pela apresentação do meu programa e Fundo, foram muitas mensagens claras aos Bancos que podem ter no Sporting um interlocutor de grande valia para todos. Um Sporting asfixiado como nos últimos anos é um Sporting fraco e eles não querem um Sporting fraco.
 
- O que o levou a escolher investidores russos?
 
Tenho sido contactado por investidores de vários países, inclusivé portugueses. Para já e para estes primeiros 50 milhões foram as pessoas com quem foram negociadas as melhores condições para o Sporting. Quem pôde assistir à apresentação. notou que são pesoas a nível governamental, desportivo e financeiro. Pessoas muito importantes. Foi dito por eles que se escancarou uma porta para que profissionais desportivos portugueses possam ir para a Rússia desenvolver o seu trabalho. Não só esta negociação permite um Sporting com força para ser campeão, como abre as portas a Portugal a um sector que também precisa de apoio. Conseguiram-se duas coisas importantes: uma garantia de que o Sporting vai ficar forte e pode ser campão já no próximo ano e para Portugal fomentar a exportação de profissionais portugueses para a Rússia. Não é só o Sporting, mas portugueses. Isto não é apenas bom, é excelente. Acho que acertei em cheio nestes investidores.
As pessoas serem ou não ex-agentes do KGB nada tem de interesse, nem para o investimento para o Sporting e para Portugal. Houve várias pessoas ex-Pide em vários governos depois da queda de Salazar. Já foi o tempo em que se dizia que os soviéticos comiam criancinhas ao pequeno almoço. Estamos a falar de homens com poder, de homens ligados ao desporto e Governo da Rússia. Mais credível do que isto não existe. Os russos são exemplos de sucesso. Não ia apresentar pessoas que não dessem garantias de não ter este dinheiro. Eles têm-no. Isto é ao mais alto nível. Foi dito na Rússia e na apresentação do Fundo que houve encontros com o vice-primeiros ministro Shukov. Isto não é bom para Portugal?
 
 
- Falou nos primeiros 50 milhões...
 
Foi dito, não por mim, mas por eles que o Fundo poderia ser reforçado. Mas não me venham pedir para reforçá-lo na candidatura. Estamos a falar de épocas futuras. Se as coisas correrem bem para o Sporting e se trivermos sucesso desportivo, como vamos ter, não tenho dúvidas que mais investimentos virão. Outros investidores de outros nacionalidades tiveram interesse.
 
- De que nacionalidades?
 
Não vou dizer, senão vão dizer que é a Camorra, Máfia Chinesa.
 
- Porque não os portugueses?
 
Uma coisa é as pessoas mostrarem-se interessadas e outra coisa é este apport financeiro de 50 milhões. E é fundamental a capacidade que vamos ter de contribuir para o desporto nacional. Não houve nenhum outro investidor que me trouxesse essas garantias. As decisões são todas do Sporting e do presidente. Eles disseram que vão dar o empurrão para o Sporting ser campeão. Os enviados portugueses lá estavam espantados e a perguntar como foi possível pôr pessoas de reconhecida influência a falar no Sporting. Tenho negócios com a Rússia há dez anos, só falo e respiro o Sporting e essas pessoas passarm a sentir carinho pelo clube. Os outros candidatos deviam era dizer" Que bom, o Sporting consegue atrair investidores deste nível". Como nehum dos candidatos tem ideias nem programa só falam em múltiplos de 50, eu pergunto se é uma solução para o Sporting, por exemplo, Pedro Baltazar a pôr dinheiro no Sporting, que teve chatices e devido a essas chatices ficou com o passe de Carriço na mão? Eu não vou ficar com o passe de nenhum jogador na mão. Godinho Lopes tem 100 milhões de nada. Vai pedir 40 milhões à Banca. Fui o único que dei a cara, que mostrou quem são os investidores. O que eu diria é que podia perceber se apenas eu saísse na Comunicação Social, mas as pessoas vão dizendo umas patranhas e eu é que faço tudo mal. Pedro Baltazar vai pôr dinheiro no Sporting? Mas qual dinheiro? Para a Nova Expressão sair do Sporting o que custou ao Sporting?. O passe de Carriço. Eu trouxe parceiros para o Sporting e que vão alavancar o desporto português.
 
- Consigo o Sporting vai ter a maioria de capital na SAD?
 
Sempre. Defendo isso desde o primeiro dia.
 
- Os investidores querem comprar acções do Sporting?
 
Não, nem eu quero.
 
- Porque é importante ter a maioria do capital?
 
Quer se queira quer não, isto é um clube desportivo que vive da sua marca que não é mais do que o seu universo de apoio - adeptos e sócios. Quando não acarinharmos essa marca, não vale a pena ter empresas, pois os accionistas não vão ter lucro nenhum. A dimensão do Sporting é dada pelos três milhões de sportinguistas e quando eles perderem o poder de intervenção no clube, acabou-se a galinha de ovos de ouro da SAD. O Sporting só vai poder intervir no seu futuro enquanto comandar a SAD. A SAD é tudo: Futebol, Academia, Comércio e Serviços. Quando o Sporting deixar de mandar na SAD, nem que seja pela Golden-Share que não é nada (é um engodo, pois um dia a União Europeia vai acabar com isso), o Sporting tem de assegurar o que sabe fazer há mais de 100 anos que é ser campeão. Não são empresários que sabem como o Sporting vai ser campeão.
 
- Foi dito que a constituição de um Fundo demora meio ano. Isso é um problema para si?
 
As pessoas devem ter algum rigor intelectual. Há várias maneiras de se fazer o Fundo, porque o Fundo é para iniciar já para o reforço da nova época,. Ao fazermos um acordo entre dois agentes económicos e esse acordo, com as regras todas definidas, não precisa de nenhum aval da CMVM. Ou fazemos o Fundo fora de Portugal e não é preciso o aval da CMVM, ou começamos após as eleições a cumprir os trâmites para o Fundo sr integrado na CMVM. O importante não é cumprir ou não burocracias, mas cumprir desígnios e objectivos. Está definido como o Sporting se vai relacionar com os investidores. É ridículo andarmos nisto. As pessoas têm de dizer se o investimento em jogadores nesta base é bom. É excelente. Essas questões vão resolver-se a partir de dia 27.
 
- Quer integrar o Fundo na CMVM?
 
Já lhe disse. Os agentes podem fazer acordos, ou cumprir os prazos, ou fazê-lo fora de Portugal. O acordo vai iniciar-se mal eu seja eleito. Isso é que é importante para os sportinguistas. Quando Pedro Pedro Baltazar, e já não foi o único a falar do Fundo do BES, pega na minha ideia do projecto e diz que quer rectivar o Fundo, porque é que não se lançaram a ele e não diseram: demora seis meses. As coisas demoram os seus trâmites. Deixem primeiro apresentar os projectos.
 
- A viragem a Leste significa que o Sporting vai priveligiar esses mercados na compra de jogadores?
 
Não. Não tenho nenhum fétiche com nenhuma zona geográfica específica. A Europa é um mercado muito interessante e não tem sido bem aproveitado pelo Sporting. Não é por haver investidores russos que vamos focalizar aí o investimento. Quero é dizer que todas as decisões sobre contratações relacionadas com o dinheiro do Fundo vão estar nas mãos do sporting e de Bruno de Carvalho. As decisões serão sempre do Sporting e minhas. Não há interesse só em comprar jogadores de Leste, eles nâo têm interesse em comprar acções do Sporting. Não há nada aqui de problemático. É um feito para o Sporting e Portugal.
 
- Sporting pode vir a aproximar-se do Chelsea de Abramovich?
 
O Sporting vai passar a ser um clube a nível futebolístico com capacidade para fazer bons acordos com grandes clubes europeus.
 
- O Chelsea?
 
Por exemplo. O Chelsea é um grande europeu. Quero fazer parcerias com grandes clubes europeus.
 
- Couceiro fica?
 
É uma pessoa que merecerá o meu respeito para lhe explicar o que idealizo para ele no futuro.
 
- Oceano?
 
É alguém que me agrada. Voltarem antigas glórias ao Sporting é importante. Como jogador sempre me encheu as medidas e se assim o quiser, terá lugar no Sporting.
Sempre, o mais urgente possível. Tenho várias empresas com interesse em ser parceiros no projecto para o Pavilhão.
 
- Tenciona reactivar modalidades?
 
Tenciono ver todos os projectos que me sejam apresentados e que tenham como base a formação e que tenham a capacidade financeira para serem grandes e darem as alegrias que o Sporting precisa. Criarei as sinergias necessárias para aque os pareceiros que não podem patrocinar o futebol patrocinem as modalidades dando-lhes autonomia.
 
- O hóquei será integrado no Sporting?
 
Como projecto vencedor e com base na formação, sendo a modalidade que ganhou tudo o que havia para ganhar, merece ser dada essa oportunidade o quanto antes.
 
- Canal de televisão?
 
Sim. Mostrem-me o estudo e de certeza, são três milhões de sportinguistas, já com a condicionante que a empresa que a fica a dominar é a SGPS, que é detida a 100 por cento pelo Sporting.
 
- E parceiros para a TV?

Será fácil, para um canal que pode ter três milhões de espectadores.
 
 
- Como vai diminuir os custos?

Fazer uma reorganização do Sporting enquanto estrutura clube e empresas, pessoaa pessoa, departamento por departamento. Há que criar sinergias, uma gestão de excelência.
 
- E aumento das receitas?

Agregação, mobilização dos sportinguistas e a partir daí sobe-se tudo, bilheteiras, patrocínios, game-boxes e pode negociar-se de outra forma os direitos televisivos. Com uma equipa vencedora vamos ter reforço financeiro fortíssimo com a participação na Liga dos Campeões.
 
- Quer acabar com o fosso?
 
Há acordos com os arquitectos que têm de ser muito bem vistos, antes de fazer duas coisas que seriam importantes: acabar com o fosso e mudar as cores das cadeiras. Mas tem de se ver se não se onera o Sporting.
 
- Relvado natural ou sintético?
 
Sou um amante do relvado natural. O relvado sintético será em última opção se a própria estrutura arquitéctónica obrigar a mudar o relvado uma vez por ano. Prefiro o natural.
 
- É verdade que Bruno de Carvalho tem dívidas a outras empresas?
 
É completamente falso. Fala-se de um relatório de risco financeiro que eu não tenho conhecimento. Tenho certidões e cópias de sentenças, que me foram todas favoráveis. Eu não devo nada a ninguém. Tenho as decisões todas de tribunal em diferendos que me dão razão. Tenho até que ser ressarcido quase num milhão de euros por causa de um processo que ganhei em prmeira instância. Está em recurso esse processo. Fala-se de uma empresa chamada empresa chamada Nuclimater. Eu tinha uma empresa que vendi há dois anos, os donos da empresa alteram o nome para Nuclimater. Nunca fui sócio nem gerente da Nuclimater, mas da anterior empresa. Nada tenho a ver se devem dinheiro à empresa. Fala-se da Bruno de Carvalho2 e diz-se que registo de uma dívida de mais de quatro mil euros à Optimus. Não posso acreditar que esteja num relatório de risco financeiro uma situação destas. Não há questão nenhuma nem nunca houve com a Optimus. São ataques pessoas gratuitos. Enviei esses documentos, cópias de sentenças e certidões a dar-me razão. Continuo a afirmar o que afirmei. Nenhuma empresa minha deve algum dinheiro a qualquer empresa. 
 
 
Fonte CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Expressem aqui as vossas ideias, opinem à vontade só será advertido por má conduta.