sábado, 12 de março de 2011

Rui Vitória: "Estou preparadíssimo para treinar qualquer clube"

Aos 40 anos, Rui Vitória é um dos treinadores mais surpreendentes da Liga, ao comando de um Paços de Ferreira em alta rotação. O segredo? "Filosofia de equipa e uma ideia de jogo".

É um dos homens do momento no futebol português. No seu (ainda curto) reinado, o Paços de Ferreira está na final da Taça da Liga e ocupa um lugar europeu na tabela. Mas Rui Vitória aborda a época com cautela e justifica a recente renovação de contrato por duas épocas como um "reconhecimento para com o clube". Ainda assim, lembra que tem uma cláusula que lhe permite sair.
 
Em entrevista ao Publico respondeu assim a algumas questões:
Como se constrói uma equipa competitiva com um orçamento de 2,2 milhões de euros?

Muitas vezes penso que poderíamos ter sido aniquilados à nascença, porque viemos para a Liga sem um plantel estruturado, sem jogadores com nome que segurassem a equipa. Contratámos jogadores da II Liga e começámos a época com 12 jogadores abaixo dos 22 anos. Mas nunca perdemos o norte. Tínhamos um caminho e nunca saímos dele, mesmo quando as coisas não correram bem. Na minha perspectiva, a qualidade dos jogadores é importante, mas acima de tudo está a ideia do jogo. Definimos a filosofia de equipa e depois encontrámos os jogadores que se encaixavam nesses lugares.

Depois do brilharete desta época, não lhe parece arriscado ter renovado por mais duas?

Provavelmente a próxima época será um desafio ainda maior, até porque vamos perder jogadores. Mas será aliciante. E que fique claro que o Paços é uma equipa que luta apenas pela manutenção. Esta mensagem tem de passar com clareza. A renovação é um reconhecimento para com o clube que me possibilitou a entrada na Liga principal. Se calhar o normal seria aproveitar a onda, mas acredito que se as coisas tiverem de acontecer acontecerão. Tenho uma cláusula que me permite sair. Se alguém quiser levar esta equipa técnica tem de falar comigo e com o Paços. Este tinha de ser o caminho normal, porque entendo que tem de haver seriedade no futebol.

Não tem ambições de treinar a outro nível ou ainda não se considera preparado?

É claro que tenho. Nunca pensei chegar a este ponto tão rapidamente, mas estou preparadíssimo para treinar qualquer clube. Não posso fazer futurologia e não sei se depois os resultados serão os melhores, mas sinto-me preparado.
 
Qual é a explicação para, nesta altura, não se assumirem como candidatos à UEFA?

Mas não podemos assumir um objectivo que no início do campeonato não era o nosso. Há clubes que fizeram investimentos fortíssimos para conseguirem um lugar europeu, que é vital até para a sua subsistência. Se o Paços dissesse que era candidato e não conseguisse deixaria um travo de frustração numa época brilhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Expressem aqui as vossas ideias, opinem à vontade só será advertido por má conduta.